segunda-feira, janeiro 14, 2008

Método Grönholm

Anteontem assisti o filme espanhol "El método", traduzido como "O que você faria?", que me fez relembrar dos processos de seleção de profissionais.
No filme, seis candidatos disputam por uma vaga de alto executivo de uma grande empresa espanhola, em Madri, e são submetidos a questionamentos e testes baseados num tal Método Grönholm, que causa provocações e estimulam provações dos participantes.
O filme me fez lembrar dos formulários com infinitas perguntas que preenchi, dos testes psicotécnicos e dos micos das dinâmicas de grupo. De saco cheio disso tudo, uma vez eu aprontei. A psicóloga aplicou o Wartegg, teste que consiste em completar desenhos. Depois é preciso dar um título as criações e numerá-las pela ordem que iniciou.
Desenhei um porco, prédio em chamas, palhaço, projetor de cinema, poodle, que foram batizados respectivamente por Palmeiras, edifício Joelma, Risadinha (que ia apelidá-lo de "A entrevistadora"), Cinema Paradiso e Toby.
A cara da psicóloga ao receber minha ficha foi a melhor parte. Ela não conseguiu disfarçar o espanto no rosto.
Não fiquei com a vaga, mas me vinguei dessas sandices.