quinta-feira, abril 02, 2009

¿Y Por qué no te callas?

A imprensa tem noticiado que o governo japonês oferece US$3.000 para cada dekassegui brasileiro e peruano desempregado voltar para a terra natal. E ainda, cada dependente receberá US$2.000 e aqueles que recebem seguro desemprego também terão direito a uma quantia inferior de dinheiro. Quem aceitar o incentivo do Programa Regresso, que é opcional e não obrigatório, só poderá retornar ao Japão com visto de turista ou visto especial de trabalho, ou seja, o acesso será restrito, pois não se sabe por quanto tempo a crise vai durar no país. Óbvio, eles querem evitar vai e vem de gente que pegou a grana e depois quer voltar para tentar a sorte no arquipélago de novo.
E é por causa dessa nova condição de entrada no Japão que os intelectuais brazucas e associações de dekasseguis no arquipélago nipônico estão chiando e falando que é discriminação aos brasileiros e peruanos.
Discordo mais ainda deles, pois a medida está privilegiando esses imigrantes, ao contrário dos chineses, filipinos e paquistaneses que também sofrem com a crise mas não foram ajudados com nenhum auxílio financeiro. Tem certeza que os brasileiros e peruanos estão sendo discriminados?
Realmente não entendo o motivo da fúria desses caras porque as regras de imigração mudam bastante de acordo com as circunstâncias. Por exemplo, vinte anos atrás somente os filhos de japoneses tinham o direito ao visto de trabalho no Japão, passado algum tempo os netos também e mais tarde foi estendido até para o(a) esposo(a) da terceira geração.
Esses causadores de má opinião só sabem reclamar de tudo e confundir mais a cabeça dos pobres diabos dekasseguis. Se o Japão não faz nada, reclamam que os brasileiros sofrem preconceito, se oferece ajuda, resmungam que é pouco e tem má intenção. ¿Y Por qué no te callas?
Sugiro deixar esses "pensadores" sem dinheiro, sem emprego, sem perspectiva de melhora nos Estados Unidos e na Europa. Lá eles tramam um jeito bem sacana de expulsar o estrangeiro desempregado: a imigração não renova seu visto, a pessoa fica clandestina e depois é detida no departamento de imigração até ser deportada para a terra natal. Uma vez deportado, o cidadão não pode voltar NUNCA mais pra lá. Isso sim é cruel.