segunda-feira, março 30, 2009

Efeito casulo

Outro dia saí do interior e fui à 25 de março de ônibus. Me senti um bichinho do mato quando o busão parou no terminal Tietê e tive de tomar o metrô lotado. Achei tão engraçada a sensação de "efeito casulo" pois jamais imaginei que isso aconteceria comigo que trabalhei mais de 15 anos em Sampa, em locais movimentados como a avenida paulista, praça da República, Santa Cecília e Vila Madalena.
Chegando na 25, já estava mais adaptada com o corre corre e logo fui me enturmando entre a gritaria dos camelôs, vai e vem da multidão e as lojas lotadas. O que mais de surpreende naquela região, além da variedade de produtos e preços, é a simplicidade, simpatia e praticidade dos vendedores que dão um show de atendimento, 10 X 0, aos colegas de profissão que trampam sob ar acondicionado nos shoppings.
Meia hora depois de andança por lá, nem me apavorei com os vendedores ambulantes fugindo com sacos cheios de mercadorias. Os experts montam as banquinhas em caixotes semi embalados em sacos plásticos, assim, quando pinta o "rapa" (fiscalização) é só puxar o saco para cima, dar um nó e sair andando como se fosse mais um comprador com uma sacola na multidão.